betfair

<
>

'Troquei a medalha pela minha família', diz Walewska ao lembrar saída da seleção e ausência nas Olimpíadas

play
'Troquei a medalha pela minha família': Walewska explica por que abriu mão de ouro olímpico (4:22)

Ex-jogadora foi a Bola da Vez dessa semana (4:22)

De um lado, a oportunidade de se tornar bicampeã olímpica. Do outro, a relação cada vez mais distante com a família. Esse foi o dilema vivido por Walewska, medalha de ouro pelo Brasil nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, e convidada do Bola da Vez, que vai ao ar neste sábado (3), às 22h (de Brasília), com transmissão pela betfair no Star+.

Multicampeã no vôlei, a ex-jogadora lembrou quando optou por deixar a seleção brasileira após a conquista na China e abrir mão do ciclo rumo aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ao perceber um desgaste em sua vida pessoal.

"Eu tinha um contrato com a Rússia de três anos, mas precisava conciliar. Vi que estava perdendo um pouco a vida com a minha família, porque morava fora do Brasil e quando vinha, três dias depois eu estava em Saquarema treinando com a seleção. Então, tive que tomar uma decisão, e minha família era a prioridade. Resolvi deixar a seleção para continuar desbravando o vôlei fora do Brasil, que era o que me alimentava naquele momento", contou a ex-jogadora.

Apesar da decisão, Walewska ainda lembrou um papo que teve às vésperas dos Jogos de Londres 2012 com o técnico José Roberto Guimarães, que insistiu para que ela voltasse. Mais de dez anos depois do que viria a ser o bicampeonato olímpico, ela não se arrepende da decisão.

"Como escrevi no livro, eu troquei a medalha de 2012 pela minha família. E um outro ponto também, uma jogadora treinou o ciclo inteiro para disputar uma Olimpíada, e eu tiraria um sonho de uma pessoa. Hoje vejo qual a relação que tenho com a minha família. Um jogador não vive só de esporte, vive do pós-carreira, das relações que você conseguiu cultivar durante a carreira também. Se não eu estaria hoje com duas medalhas olímpicas e sozinha. Será que vale a pena?"

Walewska ainda voltaria a disputar a Copa dos Campeões de 2013, último título com a seleção. Com mais de três décadas dedicadas ao vôlei, ela encerrou a carreira após a temporada 2021/22 pelo Praia Clube, de Uberlândia, cuja camisa de número 1 foi aposentada em sua homenagem.

Em abril deste ano, a ex-central ainda lançou o livro 'Outras Redes - A trajetória de uma atleta de sucesso e o despertar de novas jornadas'.

Onde assistir ao Bola da Vez com Walewska?

OBola da Vez com a ex-jogadora de vôlei Walewska vai ao ar neste sábado (27), às 22h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela betfair no Star+.Não perca!

betfair Mapa do site