Caso Vinicius Jr.: protocolo de racismo é cruel com a arbitragem e precisa de mudanças da Fifa
O Real Madrid entrou em campo ontem contra o Rayo Vallecano, por LaLiga, com Vinicius Jr. na tribuna de honra e uma faixa de apoio ao craque: "Somos todos Vinicius".
Vinicius Jr. foi vítima de ofensas racistas no jogo entre Valencia x Real Madrid, realizada no dia 21 de maio. O atleta se manifestou nas suas redes sociais:
"Não é a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é normal em LaLiga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O Campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas”, finalizou ele.
O árbitro do jogo, Burgos Bengoetxea, cumpriu o protocolo, paralisou o jogo por 10 minutos e através do som do estádio comunicou a todos o acontecido. Embora esse protocolo fala que somente na terceira ação indevida, o jogo deve ser interrompido. O protocolo acaba sendo cruel também com a arbitragem. Nessas situações, deve-se imediatamente parar e cancelar o jogo. É urgente rever esse procedimento por parte da Fifa.
A amplitude da repulsa ao racismo e o generoso respaldo ao jovem craque da seleção brasileira são atitudes auspiciosas não apenas para o universo do futebol, mas para a sociedade. O racismo é um crime cruel, é a negação do respeito e da dignidade a que todo ser humano tem direito.
A agressão reiterada que tem vitimado Vinicius Jr. é atentatória a um dos princípios básicos e civilizatórios, que é o respeito às diferenças e atinge a todos nós. Há que se deter a marcha da insensatez e do obscurantismo que avança não só sobre o futebol, mas contamina todos os setores da sociedade.
Fonte: Carlos Simon
Caso Vinicius Jr.: protocolo de racismo é cruel com a arbitragem e precisa de mudanças da Fifa
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da betfair. Saiba Mais.