CBF escolhe italianos para liderarem seminário sobre análise tática para árbitros. No Brasil não temos pessoas capacitadas?

A CBF em parceria com a FIFA realizou ontem um seminário sobre análise tática para os árbitros do futebol brasileiro.
Dois instrutores da entidade, os italianos Gianvito Piglionica e Cristiano Ciardelli lideraram o seminário, que tem como objetivo auxiliar os árbitros a compreenderem melhor o futebol, a terem uma melhor leitura de jogo e a ampliarem seus conhecimentos sobre sistemas táticos.
A iniciativa é boa e necessária, mas precisava vir de lá? Será que não temos no Brasil pessoas capacitadas? Fica a reflexão.
Lembro-me que no ano de 1997, eu participei de um curso para formação de técnicos de futebol organizado pelo sindicato de técnicos do Estado de São Paulo. Foi uma semana de aprendizado, com técnicos experientes e renomados, professores capacitados. É fundamental conhecer como jogam as equipes, as características dos jogadores etc.
Quando apitei Corinthians0 x 0 Atlético MG, na decisão do Brasileirãode 1999, aconteceu um lance curioso. Marcelinho Carioca dominou a bola no meio de campo e fez um lançamento para o ataque da equipe paulista, onde estavam Mirandinha e Edilson, dois jogadores muito velozes. No momento em que Marcelinho dominou a bola, eu passei correndo em busca do melhor posicionamento. Edilson entrou na área tocando a bola e se jogou, simulando uma penalidade máxima. Como eu estava perto, marquei tiro livre indireto e apliquei cartão amarelo por simulação. E a TV mostrou que de fato eu estava certo...
Quanto mais informações sobre esquema tático e características de jogadores o árbitro adquirir, melhor será sua tomada de decisão.
CBF escolhe italianos para liderarem seminário sobre análise tática para árbitros. No Brasil não temos pessoas capacitadas?
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da betfair. Saiba Mais.