OCampeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) teve fim no último sábado (9), com vitória da LOUD, e o CBLOL Academy também viu sua grande campeã ser coroada. A KaBuM Esports conquistou seu primeiro título na era das franquias e cravou seu nome na história do campeonato de base. Danilo Geraldi, líder de esports da organização, conversou com o betfair Esports Brasil para falar sobre o sucesso da equipe.
Seguido de uma boa campanha durante a primeira etapa de 2023 do Academy, a KaBuM chegou ao segundo split como uma das equipes mais perigosas do torneio de base da Riot Games. Mantendo a filosofia de trabalho a longo prazo e fazendo mudanças pontuais, Danilo revela que o título conquistado pelo Academy era esperado ainda no primeiro split deste ano.
“A gente contava até com o título no primeiro split. Tivemos algumas mudanças, por consequência do que a gente teve que fazer, que acabou não vindo. Mas a gente já vinha de um split muito forte, terminando em segundo na fase de pontos e ficando no Top 4 nos playoffs e pro segundo split concentramos os esforços também. Mexemos pouco no elenco, fizemos uma mudança arriscada e que se pagou, que foi o Scuro trocando de posição”, observa o líder de esports.
“No final teve o melhor final possível essa aposta que fizemos. Mas é um projeto que a gente já vinha trabalhando há bastante tempo. Começamos a investir no nosso academy quando entramos na época das franquias, desde do primeiro momento trazendo eles para gaming house, desenvolvendo esses talentos. Temos jogadores que estão com a gente desde aquela época. O Dioge, por exemplo, era um substituto nosso, não era nem um dos titulares e a gente foi trabalhando com ele”, adiciona.
Segundos antes de invadir o palco! Definitivamente, um dos momentos mais emocionantes da minha vida. 🧡🖤 pic.twitter.com/5JT3gVreAM
— Danilo Moura Geraldi (@danilomgeraldi) September 4, 2023
Foi dominando a fase regular e passando pelos playoffs com séries incisivas - e com direito a revanche contra a Liberty na grande final -, que a KaBuM conquistou seu primeiro título na era das franquias. Em meio a resultados complicados para a organização dentro do CBLOL, o Academy triunfou e o líder de esports comentou a importância do título para a equipe.
“Sentimento de que estamos no caminho certo, independente de outros resultados. Nós temos dois campeonatos oficiais por split e nós conquistamos um deles. Ainda mais agora que o Academy está muito mais próximo do CBLOL, tive muitos jogadores subindo e desempenhando. A gente sempre abasteceu o nosso elenco principal com os jogadores do Academy, então esse título pra gente tem um significado muito grande”, analisa Danilo.
“Além de ser um título inédito, que a gente ainda não tinha. Hoje a gente pode dizer que somos campeões de todos os torneios que disputamos”, diz em meio a risadas. “É uma condecoração do nosso trabalho, né? A gente concretiza essa ideia que temos no investimento a longo prazo”.
Mas, como alcançar o topo do Academy?
Apesar do trabalho estar sendo feito desde a chegada das franquias, que consequentemente trouxe o Academy, foi apenas na segunda etapa de 2023 que o título do Academy veio. Apesar das dificuldades passadas pela organização no CBLOL, Danilo revela que grande parte do sucesso encontrado pela KaBuM no campeonato de base aconteceu com base na rotina do elenco principal.
“A gente tem uma filosofia no Academy de espelhar, se não 100%, o mais próximo de uma rotina do time do CBLOL. Então, desde a estrutura, temos todos eles na mesma gaming house, as salas de treinos são espelhadas com a mesma estrutura, comem juntos, a parte de lazer estão juntos… A gente sempre estimula esse intercâmbio de ideias, os meninos na sala do CBLOL e os meninos do CBLOL na sala do Academy”, conta o líder de esports da organização.
como é a rotina depois de ganhar um campeonato? não muda muita coisa...
— KaBuM! Esports #WeAreNinjas #GOKABUM (@kabumesports) September 6, 2023
eu só diria que the life snake (a vida cobra 🍿 pic.twitter.com/S7De5wMMSD
Culminando em uma ótima campanha da KaBuM no Academy do campeonato de League of Legends, ele ainda fala sobre a atenção dada ao projeto de base dos Ninjas.
“A gente acompanha de perto os treinos e jogos, todos os jogos na fase de pontos a gente tá na sala assistindo com os meninos, conversa sobre isso para eles terem esse senso da importância do Academy. Então acho que o segredo é a gente espelhar a nossa rotina quase 100% com a do CBLOL”, crava Danilo.
Com a conquista do CBLOL Academy, a KaBuM faturou seu primeiro título na era das franquias e garantiu a premiação de R$ 25 mil.