Passado um terço da temporada europeia, já é possível fazer um balanço do que aconteceu até aqui. Como, por exemplo, listar as principais surpresas entre os times e também as maiores decepções.
Tem pequeno surpreendendo, gigante decepcionando e times com novos recordes estabelecidos. Vamos a eles.
Surpresas positivas
Girona
Já foram disputadas 12 rodadas de LALIGA.Real Madrid,BarcelonaeAtlético de Madrid fazem boas campanhas, mas nenhum deles está na liderança da competição. Isso cabe ao inacreditável Girona, do técnico Míchel e dos brasileiros Yan Couto e Savinho. São 31 pontos conquistados, com dez vitórias, um empate e uma única derrota, além do melhor ataque do Campeonato Espanhol com 29 gols. Repetir o feito do Leicester na Premier League ainda é bastante improvável, mas o Girona já se coloca como um postulante real a uma vaga na próxima Champions League.
Tottenham
A goleada sofrida para o Chelsea na última rodada gerou muita decepção, mas de qualquer modo a campanha do Tottenham até aqui na Premier League merece destaque. Afinal, havia bem mais dúvidas do que certezas em relação à equipe com o treinador Ange Postecoglu, em sua primeira experiência na liga inglesa. Passadas 11 rodadas, os Spurs estão na segunda posição com 26 pontos, apenas um a menos do que tem o Manchester City, e somente uma derrota. Son Heung-Min já marcou oito gols e o reforço James Maddison soma mais três e cinco assistências.
Bayer Leverkusen
Apenas o Bayern de Munique da temporada 2015-2016 com dez vitórias nas dez primeiras rodadas da Bundesliga supera a atual campanha do Bayer Leverkusen (28 pontos) na competição. Uma pessoa une as duas equipes: Xabi Alonso. Antes como jogador, agora como treinador, o impacto do espanhol é enorme. O trabalho do técnico é excelente, e a diretoria ajudou muito. Os reforços da atual temporada se encaixaram muito bem, como o atacante Victor Boniface (sete gols e cinco assistências na Bundesliga), o lateral Álex Grimaldo (cinco gols e três assistências) e o meia-atacante Jonas Hofmann (cinco gols e quatro assistências). Para completar, segue vivo na Copa da Alemanha e lidera seu grupo na Europa League.
Nice
Apenas nono colocado na temporada passada da Ligue 1, o Nice é o líder agora com 25 pontos em 11 jogos. A equipe do técnico italiano Francesco Farioli, ex-assistente de Roberto De Zerbi, é a única invicta na competição até aqui. Khéphren Thuram é um destaque, assim como o atacante marfinense Jérémie Boga e o zagueiro francês Jean-Clair Todibo, mas ninguém supera o veterano Dante. O brasileiro, aos 40 anos, é titular indiscutível no time, ídolo da torcida e maior liderança no vestiário.
Surpresas negativas
Ajax
A situação já esteve pior. Após duas vitórias seguidas, o Ajax deixou a lanterna da Eredivisie e subiu para a 11ª posição, após a contratação do técnico John van't Schip. O clube sofre com mudanças na diretoria e até mesmo com escândalos envolvendo agentes de jogadores. Por mais que a base ainda revele muito, as recentes saídas de atletas importantes e a reposição que não aconteceu à altura cobraram seu preço. A temporada agora é de reabilitação e busca por vaga nos torneios europeus, já que título se tornou praticamente impossível - ainda mais com a campanha 100% do PSV, 22 pontos à frente do grande rival neste momento.
Manchester United
Na segunda temporada do Manchester United sob o comando de Erik ten Hag, esperava-se muito mais. Após 11 rodadas, a equipe ocupa apenas a nona posição da Premier League com 18 pontos; na Champions League, tem uma vitória após três jogos e está na terceira posição do grupo A, atrás de Bayern de Munique e Galatasaray. Muitas lesões de jogadores importantes, problema interno com Jadon Sancho e desempenho técnico ruim. A projeção era de, pelo menos, se colocar como postulante a títulos, algo que parece muito distante neste momento.
Union Berlin
Não é um fenômeno incomum equipes que não estão acostumadas a disputar torneios continentais sofrerem na temporada, quando precisam conciliar competição internacional e campeonato nacional. Logo, poderíamos imaginar dificuldades para o Union Berlin, mas não como acontece agora. São 12 derrotas seguidas contando todas as competições. Eliminado na Copa da Alemanha, antepenúltimo na Bundesliga e sem pontuar na Champions League. Tudo isso para um time que foi bem no mercado, contratando jogadores como Leonardo Bonucci, Robin Gosens e Kevin Volland.
Sevilla
Atual campeão da Europa League, o Sevilla abriu a temporada 2023-2024 com o técnico José Luís Mendilibar e a esperança de uma campanha melhor em LALIGA. Mendilibar caiu em outubro e foi substituído pelo uruguaio Diego Alonso. A equipe da Andaluzia está na 15ª posição do Campeonato Espanhol, quatro pontos acima da zona de rebaixamento. Ainda não venceu na Champions, o que não necessariamente é um problema, já que cair para a Europa League novamente sempre pode salvar a temporada... Brincadeiras à parte, o Sevilla pode render muito mais com o elenco que possui.