O sonho do Paris Saint-Germain começa mais uma vez nesta terça-feira (19). O endinheirado time francês, que desde que foi comprado por Nasser Al-Khelaïfi, não esconde o desejo de finalmente vencer a Champions League. E, mais uma vez, começa o torneio como um dos favoritos ao título.
O desafio se inicia já na fase de grupos, com a equipe caindo na chamada "chave da morte", que conta com o Borussia Dortmund, seu adversário na estreia, além de MilaneNewcastle. Apesar de serem adversários considerados difíceis, isso não deve preocupar os franceses. Pelo menos ao analisar o histórico recente.
Desde a temporada 2017/18, o PSG sempre cai nos grupos considerados os mais difíceis, mas conseguiu a classificação em todos eles. Na primeira dessas campanhas, os rivais eram Bayern de Munique,Celtic e Anderlecht. O time francês não só passou de fase, como fez isso na primeira colocação, superando os alemães por conta do confronto direto.
No ano seguinte, mais "pedreiras": Liverpool,NapolieEstrela Vermelha, mas mais uma vez a equipe fechou o grupo na liderança, assim como em 19/20, quando terminou a campanha nessa fase sem perder nenhum jogo para Real Madrid, Brugge e Galatasaray. Nesse ano, o PSG foi até a final do torneio, mas terminou com o vice.
A campanha seguinte foi um pouco mais difícil, mas ainda sim, sucesso, com 12 pontos somados e a ponta da chave com RB Leipzig,Manchester United e Istanbul Basaksehir.
As únicas vezes que o time foi segundo em seu grupo foram nas duas últimas temporadas. Em 21/22, o "campeão" do grupo foi o Manchester City, com RB Leipzig e Brugge terminando eliminados. Com a segunda colocação, o PSG ainda deu azar no sorteio e, logo nas oitavas de final, teve pela frente o poderoso Real Madrid. Os espanhóis não só se classificaram, como caminharam até o título.
Em 22/23, cenário parecido. O PSG despachou Juventus e Maccabi Haifa, mas perdeu para o Benfica nos critérios de desempate e ficou na vice-liderança. E mais uma vez a sorte "jogou contra", e o rival nas oitavas foi o Bayern de Munique, que superou os franceses duas vezes e seguiu no torneio.
Dessa vez, porém, é provável que os franceses vivam o momento de maior incerteza. Depois de perder astros como Sergio Ramos, Neymar e Lionel Messi, a equipe segue patinando até mesmo em seu campeonato nacional, onde costuma "nadar de braçada".
Próximos jogos do PSG:
Borussia Dortmund (C) - 19/09, 16h (de Brasília) - Champions League
Olympique de Marselha (C) - 24/09, 15h45 (de Brasília) - Campeonato Francês
Clermont (F) - 30/09, 12h (de Brasília) - Campeonato Francês