OOlimpia busca, na noite desta quinta-feira (31), uma nova noite épica de CONMEBOL Libertadores contra o Fluminense a partir de 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela betfair no Star+. E um fator aumenta a confiança da equipe: a história no torneio.
Tricampeão do torneio em 1979, 1990 e 2002, o time, segundo uma lenda do clube, tem fatores que remetem a conquistas do passado. Em entrevista ao betfair.com.br, Ricardo Tavarelli relembrou a última conquista, quando era goleiro.
“Tem a mística, a personalidade, a experiência. É uma espinha dorsal de grandes jogadores: Richard Ortíz, Ale Silva, Chiqui Torres... creio que são jogadores muito experientes e de anos no clube. E jogar na casa do Olimpia não é fácil, porque tem que encarar toda uma história”, disse.
“E a história te exige. Então, tem que carregar uma responsabilidade e saber administrar não é fácil, se conquista com anos. A experiência não se vai comprar em um mercado”, completou.
Além dos títulos, outra campanha também foi muito lembrada por Tavarelli pelas semelhanças com a atual, o vice-campeonato em 2013 para o Atlético-MG.
“O que acontece é que, em 2013, a última vez que o Olimpia chegou na final da Libertadores, quando a equipe vai passando de fases se agiganta. Aqui dizemos que o universo conspira para que os astros se unam pela situação”, relembrou.
“Em 2013, o clube não passava por uma boa situação financeira e com esse grupo de jogadores, mesmo com as dificuldades, ocorreu uma sinergia, nos agarramos pelas mãos e fomos adiante, isso caracteriza muito o Olimpia. E fomos passando de fase da mesma maneira”, acrescentou.
“Daqui em Assunção, vinham as equipes e passávamos até chegar na grande final contra o Atlético-MG. E os torcedores se colocam no túnel do tempo e percebem que isso está acontecendo agora de novo. Porque o Olimpia fez uma 1ª fase muito boa, teve dificuldades, mas está aqui por mérito próprio, eliminou um gigante como o Flamengo”, continuou.
Em 2013, porém, a conquista escapou das mãos nos últimos minutos de jogo no Mineirão. A perda é lamentada até os dias de hoje em Assunção.
“E naquele ano, o Olimpia tinha tudo para ser campeão e pelas circunstâncias, a sorte também, houveram chances que aconteceram no Mineirão em que poderíamos aproveitar, mas assim é o futebol, e por isso nos apaixona tanto. Aparentemente já ganhou uma partida e depois não”, afirmou Tavarelli.
“É o único esporte que, se comparar ao basquete, onde se coloca uma grande equipe contra uma mais ou menos e sabe que tem um ganhador certo. O futebol muitas vezes não acontecem essas coisas, e por isso nos apaixona tanto”, finalizou.
Onde assistir a Olimpia x Fluminense?
Olimpia x Fluminense, pelas quartas de final da Libertadores, terá transmissão ao vivo pela betfair no Star+ nesta quinta-feira (31), às 21h30 (de Brasília).