Ex-colegas de república na juventude, quando se dedicavam exclusivamente ao judô em alto rendimento, Amanda Ribas e Luana Pinheiro se tornaram rivais no MMA mais de uma década depois e travaram uma verdadeira batalha no UFC Vegas 83 deste sábado (18). Após levar a pior no round inicial, Amanda se recuperou no duelo e alcançou um triunfo via nocaute técnico diante de sua compatriota, no terceiro e último assalto.
Com golpes potentes e singulares, Luana conseguiu abalar e inchar o rosto da adversária mineira ainda nos minutos iniciais. Após inverter a base, Amanda conseguiu equilibrar as ações e seguir viva na luta. No terceiro round, Pinheiro levou a melhor nas raras trocas de força no clinch e nas quedas de judô. No entanto, a paraibana cansou na reta final e acabou nocauteada por Amanda.
“Categoria do peso-palha, estou de volta, e tem que respeitar. Tenho um propósito porque o UFC mudou a minha vida e a da minha família. Tive uma cirurgia nos olhos, lutei duas vezes com 57 kg esse ano. Estou muito feliz de estar aqui. UFC, amo vocês “, declarou a mineira, ainda no octógono, após a luta.
A luta
Luana e Amanda começaram o combate com o pé no acelerador, trocando golpes francos em alta velocidade. Em uma dessas interações, Pinheiro conectou um ‘overhand’ em cheio, que fez Ribas recuar. Enquanto a mineira apostava no volume de golpes, a paraibana desferia golpes singulares e mais potentes. Levando a pior na trocação, Amanda buscou o clinch no minuto final, mas Luana conseguiu se desvencilhar.
Ao contrário do assalto inicial, as judocas começaram o segundo round se estudando mais com fintas no centro do octógono. Com a base de canhota, seguindo orientação de seu pai e treinador, Amanda dificultou os diretos de Luana, que fizeram a diferença nos cinco primeiros de luta. Mais ágil e com chutes variados, Ribas equilibrou as ações do confronto. Em resposta, Pinheiro acertou um belo soco rodado na rival.
Com a luta virtualmente empatada, Luana e Amanda começaram o terceiro e último round em alta voltagem. Pinheiro tentou uma entrada no ‘single leg’, bem defendida por Ribas. Em seguida, a mineira cinturou e tentou quedar, mas viu a paraibana inverter a pegada e derrubá-la. Por baixo, Amanda tentou a finalização e logo em seguida conseguiu se reerguer. Mais cansada, Luana se tornou um alvo fixo para Ribas. Um chute rodado perfeito foi o início do fim para a paraibana, que viu Ribas crescer no duelo e liquidar a fatura no ‘ground and pound’.
Nocaute incrível de @AmandaUFCRibas!
— UFC Brasil (@UFCBrasil) November 18, 2023
[ Assista ao #UFCVegas82 na íntegra no @UFCFightPassBR➡️https://www.lnhsmy.com]pic.twitter.com/mXKVUVwhhi
Veja os resultados do UFC deste sábado
Card Principal
Brendan Allen x Paul Craig
Michael Morales x Jake Matthews
Chase Hooper x Jordan Leavitt
Payton Talbott x Nick Aguirre
Luana Pinheiro x Amanda Ribas
Uros Medic x Myktybek Orolbai
Card Preliminar
Jonathan Pearce x Joanderson Brito
Chad Anheliger x Jose Johnson
Christian Leroy Duncan x Denis Tiuliulin
Mick Parkin x Caio Machado
Jeka Saragih venceu Lucas Alexander por nocaute a 1m31s do 1° round
Ailin Perez venceu Lucie Pudilova por decisão unânime (29–27, 29–28, 29–28)
Trey Ogden x Nikolas Motta terminou sem resultado aos 3m11s do 3º round
Rafael Estevam venceu Charles Johnson por decisão unânime (triplo 29-28)