Na tarde desta quarta-feira (21), uma possível "megatroca"entreBoston Celtics,Washington WizardseLA Clippers agitou a NBA. Apesar de estar praticamente certo, o negócio acabou "subindo pelo telhado" de última hora quando os Clippers desistiram das conversas.
No entanto, os Celtics e os Wizards seguiram na negociação e acabaram achando uma solução que envolveu a entrada do Memphis Grizzlies no negócio e que terminou com Kristaps Porzingis em Boston e Marcus Smart em Memphis.
Para fazer a troca acontecer, Porzingis aceitou sua opção de renovação automática e ganhará U$ 36 milhões na temporada 2023/2024. Como o prazo para aceitar essa renovação era até a meia-noite da quinta-feira (22) no horário americano, as equipes precisaram fechar negócio ainda nesta noite e foi isso que aconteceu.
O Boston Celtics receberá Kristaps Porzingis, a escolha de número 23 do Draft de 2023 e uma escolha de primeira rodada do Draft de 2024.
O Washington Wizards ficará com Tyus Jones, Danilo Gallinari, Mike Muscala e a 35ª escolha do Draft de 2023, enquanto o Memphis Grizzlies adiciona Marcus Smart, defensor do ano da temporada 2021/2022, ao seu elenco.
Como ficou a troca entre Celtics, Wizards e Grizzlies
Celtics recebem:
Kristaps Porzingis
25ª escolha do Draft 2023
Escolha de primeira rodada dos Warriors do Draft de 2024
Wizards recebem:
Tyus Jones
Danilo Gallinari
Mike Muscala
35ª escolha do Draft 2023
Grizzlies recebem:
Marcus Smart
Boston Celtics: se deu mal
De muitas maneiras, adicionar Porzingis faz sentido para Boston. Al Horford tem sido uma âncora importante para os Celtics, que deve reduzir seus minutos aos quase 40 anos (Horford completou 37 anos em junho). Os 30,5 minutos de Horford na última temporada foram, na verdade, sua maior média desde 2017-18, embora em apenas 63 jogos, já que Boston planejava noites de folga para ele sempre que o time jogava consecutivamente.
Dado o histórico de lesões no joelho de Robert Williams III, os Celtics não pode, contar com ele absorvendo todos esses minutos, e ele é um tipo diferente de jogador de qualquer maneira. Porzingis dá a Boston a versatilidade de chute e posicionamento que Horford oferece, permitindo que ele jogue ao lado de qualquer um dos titulares da linha de frente do Celtics, seja como ala-pivô ou pivô.
Ao mesmo tempo, Porzingis também é um jogador muito diferente de Horford em aspectos importantes. Muito do valor defensivo de Horford para o Boston tem sido sua habilidade de mudar para os jogadores mais baixos no pick-and-roll. Isso é algo que Porzingis não se sente tão confortável em fazer.
Do outro lado, Porzingis não traz a movimentação de bola que Horford faz. As 3,0 assistências por 36 minutos da última temporada foram um recorde na carreira de Porzingis. Horford superou isso todos os anos desde 2013-14.
A vantagem é que Porzingis oferece ao Celtics muito mais criação de chutes, o que pode ajudá-lo a ancorar escalações com Jaylen Brown ou Jayson Tatum no banco.
A maior dúvida dessa mudança é se Porzingis merecerá estar em quadra para encerrar os jogos na próxima temporada. Joe Mazzulla e sua comissão técnica já têm muitas opções. Brown e Tatum são certos, enquanto Derrick White também pertence a essa categoria. A defesa versátil de Horford o torna uma escolha melhor do que Porzingis na maioria das noites, o que significa que Mazzulla pode ter que escolher entre Porzingis, Malcolm Brogdon e Robert Williams pelo quinto lugar.
Ainda assim, é difícil imaginar Boston sem Smart, o primeiro pilar do atual Celtics na segunda temporada de Brad Stevens como treinador principal. A energia e a resistência de Smart deram o tom para o Boston, culminando em 2021-22, quando ele se tornou o primeiro armador desde Gary Payton a ganhar o prêmio de Jogador Defensivo do Ano.
A defesa de Smart não parecia ter o mesmo impacto na última temporada, quando White o venceu por um lugar no time defensivo da NBA. Não posso deixar de me perguntar se os Celtics estavam bem movendo Smart no auge de seu valor antes que a idade começasse a cobrar seu preço. Smart fará 30 anos em março próximo e pratica um estilo físico exigente. Embora tenha melhorado como chutador, Smart não é bom o suficiente para recorrer totalmente a isso se sua habilidade física diminuir.
Ao mesmo tempo, Boston está tentando ganhar um campeonato agora. Salvo outras jogadas, trocar Smart é uma grande aposta em Brogdon ser o armador principal - sabendo que ele quase foi negociado pelos Celtics - ou sua capacidade de ter sucesso com um grupo de perímetro maior de Brown, Tatum e White que carece de um tradicional armador.
Daqui para frente, os Celtics têm mais perguntas para responder. Uma delas é uma possível extensão para Porzingis, que pode acrescentar dois anos e até US$ 77 milhões ao seu contrato seis meses após a negociação, de acordo com Bobby Marks, da betfair. Realisticamente, Porzingis provavelmente está olhando para um pequeno corte em seu salário daqui para frente, o que ajudaria Boston a administrar sua conta de impostos.
No geral, acho que as chances dos Celtics ganharem o título de 2024 diminuíram um pouco comparadas ao início do dia de quarta-feira, e talvez mais em comparação com a troca original de três equipes. Mas mal posso esperar para ver como isso se desenrola na quadra - e o que mais Boston tem reservado.
Memphis Grizzlies: se deu bem
Talvez inevitavelmente, meus sentimentos sobre o lado da troca dos Grizzlies sejam o inverso do que penso sobre os Celtics. Eu amo o ajuste de Smart em Memphis, mas tenho preocupações sobre o valor que os Grizzlies abriram mão.
Vamos começar com o elemento na quadra. Se Jones estava pronto para assumir um cargo maior, como Tim MacMahon da betfairmencionou como uma possibilidade, adicionar um armador comprovado capaz de iniciar os 25 jogos que Ja Morant perderá devido à suspensão da NBA foi uma necessidade importante para Memphis.
Ao mesmo tempo, os Grizzlies não poderiam investir muito em um jogador incapaz de fazer dupla com Morant na quadra de defesa. Dada a sua experiência jogando com e sem bola, Smart parece ideal. Assim que Morant retornar, Smart poderá começar na ala ao lado de Desmond Bane e deslizar para o armador quando Morant descansar.
Um trio de perímetro Morant-Bane-Smart é pequeno no papel, com nenhum desses jogadores listados com mais de 1,95m. No entanto, tanto Bane quanto Smart podem se proteger por causa de sua força. Como o antecessor Dillon Brooks, Smart é capaz de marcar o melhor pontuador do adversário em várias posições, possivelmente até e incluindo alas-pivôs.
Ao contrário de Brooks, Smart geralmente provou ser capaz de seguir a linha entre instigar e prejudicar sua própria equipe com sua agressividade. Isso inclui a seleção de chutes. Smart arremessou um recorde de carreira de 45% de quadra no ano passado e 36% em bolas de 3, pontuando com eficiência que Brooks não consegue igualar. As equipes terão que pelo menos pensar duas vezes antes de deixar Smart livre.
Mesmo com um bônus comercial de $ 1 milhão aplicado ao seu contrato restante, Smart está em um acordo favorável que lhe paga uma média de $ 20 milhões nas próximas três temporadas. Memphis terá uma decisão difícil de tomar sobre a opção de equipe de $ 14,7 milhões de Luke Kennard para 2024-25, mas deve ser capaz de contornar o imposto de luxo, se necessário, apesar de adicionar salário de longo prazo para um contrato expirado em Jones.
A desvantagem é que os Grizzlies, cheios de escolhas de draft de seu processo de reconstrução, não têm mais nenhum extra chegando e estão perdendo um dos seus. Entendo que Memphis não queira adicionar outro novato a um elenco lotado - se os Grizzlies exercerem a opção de renovação de Xavier Tillman, eles terão 14 jogadores sob contrato para 2023-24 - mas essa escolha do Golden State foi uma troca útil.
Aos 29 anos, Smart não é exatamente a linha do tempo ideal para o núcleo de jovens talentos de Memphis. Ele estará diminuindo no momento em que Morant e Jaren Jackson Jr. (que completam 24 anos neste verão) atingem seu ápice. No entanto, os Grizzlies certamente têm tentado adicionar uma jovem ala "3 e D" sem sucesso até agora. O desejo deles de fechar o negócio agora para a Smart é compreensível.
Washington Wizards: se deu bem
Se Porzingis fosse exercer sua opção de jogador de US$ 36 milhões para 2023-24, uma troca era um resultado inevitável como parte do que é evidentemente uma reconstrução dos Wizards. Embora Washington pudesse ter esperado para trocar Porzingis na deadline como um aluguel, agarrar valor agora foi certamente o movimento certo, dado seu histórico de lesões e o desejo da equipe de gerar uma escolha alta no draft em junho próximo.
Apesar do fato de que os Wizards não saíram dessa troca com uma escolha de primeira rodada, ainda gosto mais dela do que da construção original com os Clippers. A linha de demarcação entre as escolhas no final da primeira e no início da segunda rodada é marginal, portanto, terminar com a 35ª escolha de Boston em vez da 30ª escolha não é um rebaixamento substancial. Enquanto isso, Washington acaba com uma peça central muito melhor em troca do que Marcus Morris Sr.
Jones estava fortemente ligado aos Wizards como um agente livre quando eles estavam procurando por um armador titular no verão passado. Depois de retornar a Memphis em um contrato de dois anos, Jones superou Monte Morris, o armador que Washington conseguiu adicionar.
Dada a probabilidade de os Wizards se concentrarem no desenvolvimento de jovens talentos, Jones agora pode ser mais importante como ficha comercial. Encontrar uma equipe que precisa de um armador titular é uma proposta complicada no momento, mas, com um contrato razoável, Washington deve conseguir encontrar um comprador até o prazo de trocas de 2024 para adicionar capital adicional ao draft.
Para igualar o salário de Porzingis, os Wizards precisam retomar Gallinari e Muscala, com o Celtics aparentemente pronto para escolher a opção de equipe de $ 3,5 milhões deste último. Isso pode depender de quão lotado o elenco de Washington eventualmente se torne, mas parece possível que nunca veremos nenhum dos jogadores com o uniforme de Washington.