Dois dias depois que foi relatado que o Philadelphia 76ers encerrou as negociações envolvendo James Harden, o 10 vezes All-Star destruiu o presidente do 76ers, Daryl Morey.
"Daryl Morey é um mentiroso e nunca farei parte de uma organização da qual ele faz parte", disse Harden durante um evento de mídia da Adidas na China. “Deixe-me dizer isso de novo: Daryl Morey é um mentiroso e nunca farei parte de uma organização da qual ele faz parte”.
No sábado, fontes disseram a Adrian Wojnarowski, da betfair, que os 76ers planejavam trazer Harden de volta à pré-temporada e para o início da temporada, criando uma situação desconfortável com a infeliz estrela.
Os Sixers tiveram conversas periódicas fora da temporada com o LA Clippers - o destino desejado de Harden - mas nenhum acordo se materializou, disseram fontes.
Os Sixers concordaram em procurar uma troca a pedido de Harden depois que ele concordou em pegar sua opção de jogador de US$ 35,6 milhões em junho, mas o preço pedido pelos Sixers era alto e nenhum time, incluindo os Clippers, estava disposto ou capaz de atendê-lo, fontes disseram.
A infelicidade de Harden com Morey decorre da falta de uma oferta de contrato de nível máximo de longo prazo, disseram fontes, e a equipe arrisca a possibilidade de a chegada de Harden ao training camp trazer tudo menos uma mentalidade de campeonato. Morey foi o GM de longa data de Houston durante as mais de oito temporadas de Harden com os Rockets.
Filadélfia acredita que será um candidato ao campeonato com o retorno de Harden ao lado do pivô Joel Embiid, e a equipe está determinada a encontrar uma maneira de fazer funcionar com Harden nesta temporada, disseram fontes.
Harden, o MVP da NBA de 2018, agora tentou forçar sua saída de seu terceiro time em três anos. Harden se tornou uma estrela com os Rockets - quando Morey comandava o time - até que ele quis uma troca para o Brooklyn. Os Rockets finalmente concordaram e o enviaram para os Nets. Quando um título do Big Three disputado com Kevin Durant e Kyrie Irving nunca se desenvolveu, Harden queria uma troca com o 76ers - em grande parte, por causa de seus fortes laços profissionais e pessoais com Morey.
Harden liderou a liga em assistências nesta temporada, mas um dos maiores pontuadores da liga ficou em segundo plano para Embiid. Parece que jogar como a segunda opção atrás de Embiid e perseguir um campeonato na Filadélfia não está mais seriamente na mesa.
O 76ers foi derrotado na segunda rodada dos playoffs da Conferência Leste - e agora parece preso no meio do Leste sob o comando do novo técnico Nick Nurse.
Harden marcou 45 pontos no jogo 1 e 42 na vitórias do jogo 4 contra o Celtics. Harden fez 0 de 6 em bolas de 3 nas derrotas no jogo 2 e no jogo 6. Ele marcou apenas nove pontos no jogo 7 e ficou sem arremessos no segundo tempo.
Os 76ers já passaram por esse caminho antes, quando o ex-número 1 do Draft Ben Simmons exigiu uma troca depois que seu relacionamento azedou com o ex-técnico Doc Rivers e outros na organização. Simmons causou uma interrupção no training camp em 2021, nunca jogou pelo Sixers naquela temporada e acabou sendo negociado - por Harden.